segunda-feira, 28 de abril de 2008

ARS Centro lança projecto para reduzir sal no pão


A Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro) está a desenvolver um projecto de intervenção comunitária que passa pela redução do consumo de sal no pão. Para isso, vai contar com a colaboração de 700 padarias de 60 concelhos da regisão centro do país.
Este projecto, desenvolvido e implementado pelo Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS Centro, tem como finalidade reduzir o teor de sal no pão, um dos aliementos mais importantes, contribuindo desta forma para a prevenção e controlo das doenças cardiovasculares.
Segundo o “Portal da Saúde”, no próximo dia 22 de Abril, será apresentado publicamente o projecto "pão.come" e será assinado, no âmbito deste projecto, um protocolo entre a ARS Centro, a Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia e a Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares. A meta do projecto consiste na redução do teor de cloreto de sódio presente no pão dos 2% usuais para 1%.
Para se poder avaliar o cumprimento deste objectivo, as padarias que aderiram à intervenção serão monitorizadas do ponto de vista analítico (doseamento do sal contido no pão), estando esta monitorização a cargo da rede de laboratórios de saúde pública da ARS Centro e do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Recorde-se que as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade em Portugal, existindo evidência científica a nível mundial que estabelece uma relação de "causalidade" entre a ingestão excessiva de sal e a ocorrência de hipertensão arterial e de doenças neoplásicas.

2 comentários:

Isabel G. e Rita B. disse...

Esta medida é muito interessante e benéfica para a população portuguesa dado que os portuguses consomem o dobro da quantidade de sal recomendado diáriamente...

Catarina Silva & Diana Mota disse...

Efectivamente, o pão torna-se uma alarmante fonte de sal, especialmente para os portugueses, onde este alimento está presente diariamente na sua dieta. Acreditam que até o pão sem sal tem sal? Não? Passem no nosso blogue! Em março dedicámos um post ao sal no pão.