segunda-feira, 21 de abril de 2008

Poderá a Fórmula da Felicidade Estar nos Alimentos?


Para se manter o dia inteiro com bom humor, é necessário estar atento ao consumo de alimentos que favoreçam a produção de serotonina e aos horários de ingestão desses alimentos.

- A maior produção de serotonina é feita pela manhã. Portanto, os nutrientes precurssores dessa substância devem ser ingeridos no dia anterior, a partir do fim do dia. Estão presentes na banana, leite, manga, milho e no pão. Mas esses alimentos precisam ser ingeridos de forma isolada, pois a reacção entre determinadas substâncias pode reduzir a eficácia na absorção do triptofano. Durante o dia deve-se ingerir hidratos de carbono para manter a produção de serotonina no organismo. O corpo não deve ficar mais de quatro horas sem os ingerir.

- Ficar muito tempo sem comer reduz os níveis de glicose, o que pode afetar negativamente o humor. Assim, o ideal é alimentar-se de 4 a 6 vezes ao dia: pequeno almoço, lanche da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia. O caminho é encontrar o equilíbrio! Há um outro neurotransmissor responsável pela sensação do bem estar: dopamina. No entanto deve-se ter cautela com esta hormona, pois pode causar dependência. O humor também está directamente relacionado ao prazer. E a dopamina é a responsável por essa sensação. Quando alguém gosta do alimento que ingeriu, libera esta hormona no organismo. É preciso ter cuidado, pois pode acabar por causar dependência da comida.
- É de realçar que todas estas sugestões não fazem parte de uma fórmula da felicidade, apenas contribuem para a melhoria do funcionamento do organismo e da produção dos neurotransmissores responsáveis pelo bem estar. A alimentação tem acção directa sobre o nosso humor, temperamento, impulso e pensamentos. Devemos-nos preocupar com os alimentos que ingerimos diariamente, pois eles determinam nossa qualidade de vida.

(in o Globo Online)

1 comentário:

AnaDaniela disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.