segunda-feira, 7 de abril de 2008

Perigos de “mal” emagrecer

Emagrecer mal, cortando comida ao acaso, forçando o exercício físico, ou tomar modificadores do metabolismo em doses e combinações perigosas, ou seja, o que se denomina correntemente “perder peso”, flagela perigosamente todas as sociedades modernas.
As dietas em moda, na maioria dos casos, provocam desnutrição com todo um conjunto de complicações físicas e psicológicas, aumentam os casos de doenças do comportamento alimentar (anorexia nervosa, bulimia), multiplicam-se outras perturbações neuróticas e comportamentos decorrentes do desejo obsessivo de perder peso sem o conseguir e estas dietas podem comprometer a resistência a injecções, a integridade do sistema endócrino e a mineralização dos ossos.

Procedimentos perigosos:
Há uma redução da comida ao acaso. Em geral, forçam-se a comer pouco do mesmo que comiam e cortam ao açúcar e aos farináceos. Passam a comer quantidades insuficientes de alimentos reguladores e protectores (hortaliças, legumes, frutas e lacticínios), restringem drasticamente alimentos fornecedores de amido (pão, arroz, leguminosas, batata, etc.), mantêm consumos excessivos de gorduras e exageram quanto a carne e peixe. Estas dietas não cobrem o mínimo das exigências vitais do nosso organismo.
A maior parte das pessoas continua com o mesmo estilo de vida sedentário, sem se darem conta que não há emagrecimento sem exercício físico regular. Se a dieta sozinha fizer perder peso, depois de interrompida, a tendência para engordar acentua-se e o peso acabará por subir para valores superiores aos iniciais ao tratamento. Há ainda pessoas que aderem a programas de exercitação muscular violenta, sem avaliarem previamente se são ou não apropriados ao seu estado físico.
Há também quem abuse de medicamentos, e faça combinações perigosas, o que leva a perder peso à força com grandes perigos
A grande questão é que perder peso pode não ser igual a emagrecer.
Mas a realidade é que nos dias de hoje, com bons ou maus fundamentos, quase toda a gente toma uma posição em relação ao seu peso e, boa parte dela, não se coíbe de perder alguns quilinhos de qualquer maneira.

(Adaptado de “Bem Comidos e Bem Bebidos” de Emílio Peres)

2 comentários:

Filipa Araújo e Paula Rocha disse...

Acho que este post esta bastante interessante!! gostei da maneira como se apresenta o mais habitual hoje em dia numa sociedade que perder peso e ter a imagem "ideal" são as palavras de ordem sem olhar aos perigos!!!
Gostei tambem do blog principalmente do titulo e respectiva imagem!!!:)

AnaDaniela disse...

infelismente este tipo de comportamento está em voga nos dias de hoje. O que eu acho é que a própria sociedade, em especial os media, é a culpada na medida em que ao longo do tempo foi transmitindo a ideia de um corpo ideal e perfeito prácticamente impossivel de obter.
Em suma as pessoas aderem cada vez mais à dita lei do menor esforço que é a de obter resultados da maneira mais fácil.